sexta-feira, 1 de maio de 2020

1º de Maio - Dia de saltar a laje - Ilha da Madeira

1º de Maio - Dia de saltar a laje - Ilha da Madeira






Antes de conhecer este dia como o "Dia do Trabalhador" sempre o conheci por ser o dia de "saltar a laje".
Logo pela manhã as pessoas enfeitavam as furgonetas (ou meio-carro) com ramos de giesta e colocavam um belo par de cornos. Sim aquela "cangalha" que os cabritos ostentam na cabeça.
Primeiro de Maio-Dia dos Cornudos.
Homens da minha terra, se não saem à rua durante o resto do ano, por causa deles, do peso do adultério e da vergonha, hoje é o vosso dia. Saiam e mostrem que os têm na cabeça. E mais, saiam de braço dado com autora dos ditos, aquela que os colocou lá bem no alto.
Saltar a laje é adultério. Não há adultério sem cornos. Cornos tem a ver com os cabritos que saltam e pulam as lajes, daí se dizer que os homens com cornos saltam a laje.
Para mim nunca foi o Dia do Trabalhador, era sim o dia em que íamos passar o dia à Quinta do Palheiro Ferreiro, levávamos uma cesta com sandes de omolete e bebíamos laranjada. Saltávamos à corda, fazíamos rodas, dávamos a mão a gente desconhecida, mas que estavam lá com o mesmo fim-o de se divertir. Admirava-me ao ver os homens com cornos dependurados ao pescoço e de ver também nos carros(à frente, na grelha). Perguntava o que significava aquele ornamento e a minha tia dizia que era por ser o dia dos cornudos e que tinham de saltar a laje, mas eu não via nenhuma laje, por isso ficava sempre com a pulga atrás da orelha e sem perceber a razão de existir um dia para os homens com cornos, mas enfim.

"Ah, o mê senhor saiu, mas deixou os dele em casa atrás da porta, deve ter sido esquecimento!!"







Fonte: Avogi

0 comentários:

Enviar um comentário

The best places to stay in Madeira

Feel like a local, find great places to stay and win a bonus for your first visit!

Ajuda a nossa página / Help us maintain this page

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Videos

Activities in Madeira