quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Bolo de Mel - Gastronomia - Ilha da Madeira

 Bolo de Mel - Gastronomia - Ilha da Madeira



O bolo de mel de cana da Madeira, ou simplesmente bolo de mel, é um bolo típico da doçaria do arquipélago da Madeira. Tal como o nome sugere, é preparado com mel de cana-de-açúcar, remontando as suas origens à época áurea de produção de açúcar no arquipélago.

A confeção do bolo terá começado nos séculos XV a XVI e ter-se-á aprimorado nos séculos XVII a XVIII, usando-se sucessivamente as especiarias europeias, as da Índia e finalmente a soda como fermento. Com o tempo, o bolo passou a usar mais condimentos e a ser mais ornamentado. De acordo com a tradição que ainda se mantém em algumas famílias, o bolo deve ser preparado no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, dando início aos preparativos do Natal, em cujas mesas é uma presença habitual. Deve ser partido à mão e pode ser acompanhado de licores ou vinho da Madeira. Pode ser naturalmente conservado durante vários meses. É também tradição partirem-se os últimos bolos da fornada do ano anterior neste dia.

Tradicionalmente havia dois tipos de bolo de mel de cana: o pobre e o rico, distinguindo-se este último por ser muito rico em frutos secos, especialmente nozes.


Receita: 

0 comentários:

Enviar um comentário

The best places to stay in Madeira

Feel like a local, find great places to stay and win a bonus for your first visit!

Ajuda a nossa página / Help us maintain this page

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Videos

Activities in Madeira