sábado, 5 de setembro de 2020

A festa do Senhor do Bom Jesus - Ponta Delgada, Madeira

A festa do Senhor do Bom Jesus - Ponta Delgada, Madeira




A Festa do Santíssimo Sacramento, também conhecida por "Arraial do Bom Jesus", acontece sempre no primeiro fim de semana de setembro, na vila de Ponta Delgada, em São Vicente, efeméride a realizar entre os dias 4,5,6 setembro​.

Centenas de romeiros vindos de toda a ilha deslocam-se à freguesia da Ponta Delgada, associando-se a uma das maiores peregrinações religiosas da ilha da Madeira.
Trata-se de uma manifestação religiosa verdadeiramente rica em tradições e com forte animação.

Texto: Lídia Góes Ferreira. / Rosalina Santos:

"As barracas de "canquilharia" dos vendilhões abundavam com alguns brinquedos, tremoços, as tradicionais bonecas de massa ou maçapão
feitas pela senhora Salomé Teixeira, natural do Caniço, que era presença assídua no arraial do Senhor Bom Jesus, que eram colocados nos chapéus, pendurados nos colares de doces ou transportadas nas mãos das crianças, os
"rebuçados da festa" embrulhados em papel branco vendidos "avulso" e os colares de doces envolvidos em papéis coloridos que os romeiros traziam ao pescoço e os chapéus de palha na cabeça com a foto do Senhor Bom Jesus.
Nesta altura eram abatidas muitas cabeças de gado no recinto do arraial, hoje tal já não acontece devido as regras de conservação da carne, mas na altura os homens juntavam-se para cumprir a tradição e ajudavam-se uns aos outros "era o que lembrava a festa" dizem as pessoas mais idosas.
Atualmente algumas coisas são diferentes com as mudanças da sociedade, muitos romeiros trazem a sua própria viatura, embora alguns continuam a percorrer alguns caminhos a pé para cumprirem as suas promessas, outros ainda vêm em "excursões" mas muitos já não esperam para a tradicional missa do romeiro, "sobre a manhã" para irem embora. Outros vêm uma semana antes da festa e montam a sua tenda nos terrenos baldios da freguesia, trazem fogão, frigorifico, tudo o que é necessário para tornar a sua estadia confortável.
As barracas de "canquilharias" foram invadidas pelos africanos e indianos que trazem de tudo para vender, desde roupa, sapatos, pulseiras, brinquedos entre outras "bugigangas"."


0 comentários:

Enviar um comentário

The best places to stay in Madeira

Feel like a local, find great places to stay and win a bonus for your first visit!

Ajuda a nossa página / Help us maintain this page

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Videos

Activities in Madeira